Resenha: Sobre a Escrita - Stephen King - Da imaginação à escrita Da imaginação à escrita: Resenha: Sobre a Escrita - Stephen King

Resenha: Sobre a Escrita - Stephen King

17/11/2017


Título: Sobre a Escrita | Autor (a): Stephen King | Editora: Suma de Letras | Páginas: 256 | Skoob.

Onde comprar: Amazon | Casas Bahia.

Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Quem nunca pensou em escrever? Ou pelo menos gostaria de saber qual é o processo da escrita, mesmo que seu plano não seja escrever um livro?
Então se você se encaixa em um desses quesitos, ou qualquer outro que seja apenas a curiosidade, que esse foi o meu caso, tem que por obrigação ler esse livro.
Além de ser escrito por um dos melhores escritores da atualidade (sim vocês vão cansar de ver eu me derretendo pelo Mestre), você vai conhecer um pouco mais sobre a própria vida de Stephen King, com muitas cenas em que você vai dar muitas risadas, com cada coisa que aconteceu com ele desde seus 4 anos, quando descobriu sua vontade enorme de escrever, claro que começou com quadrinhos, evoluindo para jornais de seu irmão sobre o bairro e futuramente com seu primeiro livro lançado Carrie – A Estranha.

Para nós leigos em ¨escrever¨ fica fácil entender o livro, mesmo ele sendo um guia para quem deseja começar a escrever ou mesmo já escreve e quer melhorar sua escrita.
Gostei bastante do livro, pois como já citado acima, King trás suas histórias, desde criança, junto com seu irmão, ele aprontava muito, como qualquer criança, e deixava sua mãe louca rsrs, na adolescência ajudou seu irmão em um jornal de bairro e também no jornal da escola, até que decidiu fazer seu próprio jornal e vender dentro da escola, mas foi barrado pelo diretor, pois ele ultrapassava o bom limite, já que muitas das suas histórias tiravam sarro dos seus próprios professores e claro eles acabaram não gostando disso.

Isso tudo faz parte de seu currículo, a primeira parte do livro, já na segunda parte que é mesmo sobre a escrita, King mostra como realmente fazer para escrever, e diz isso muito claro e simples, que tenha certeza do que quer e do que realmente vai escrever, tendo a certeza disso você já pode começar a escrever seu livro sem problemas.

Não sei se de fato os conselhos do Mestre King vão realmente ajudar a escrever, sinceramente eu espero que sim, pois no momento não quero me aventurar por esse tipo de coisa, mas quem for por favor leia o livro e deixe aqui seu comentário para saber se foi útil ou não para sua vida de escritor.
O que mais gostei mesmo foi poder conhecer um pouco mais sobre a vida do meu querido autor, como você já devem saber amo de paixão mesmo tudo o que ele escreve, e não deixaria de fora esse livro só porque não faz parte do tipo de leitura que estou acostumada.
Vamos ver como drogas e o álcool influenciou na vida desse autor, que não foi nem um pouco fácil, e para quem não sabe Jack, o pai de Iluminado foi inspirado na sua própria vida e experiência.

Que tal começar a ler esse livro que além de muito interessante, vai aprender como escrever realmente e um pouco mais da vida desse escritor tão bem aclamado como é King.

Camila Mazzetto

Escrito por:

Camila. Sua verdadeira paixão está nos livros, blogueira de coração, amo livros de suspense e terror, mas devoro o que tiver pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia com atenção:

Comentários ofensivos não serão aceitos.

Para que você seja retribuído, comente decentemente sobre a postagem, coloque o link do seu blog/site no final do seu comentário.

Comentários com Seguindo, segue de volta e afins, serão excluídos e não irei retribuir!

Críticas são sempre bem vindas, desde que construtivas.


Obrigada e volte sempre!